2008-01-11

Teoria da Conspiração: Será que o Homem foi à Lua?

Segundo este documentário, não foi. Tudo se terá passado na Area 51, uma base militar no deserto do Nevada, recorrendo a tecnologia de cinema. As provas dos conspiradores acumulam-se ao mesmo tempo que a NASA diz serem demasiado folclóricas e elaboradas para se poder acreditar.

Ausência total de poeira nas pernas do módulo lunar, existência de mais do que uma fonte de luz com sombras direccionadas para ângulos diferentes, filmagens em locais diferentes com o mesmo cenário, a bandeira dos EUA a mover-se ao vento quando não há vento na Lua, fotos com miras técnicas que deviam aparecer sempre à frente da imagem surgem parcialmente por detrás de uma série de imagens, as temperaturas e radiação extremas que impossibilitam a presença humana, a poeira que levantam no veículo lunar e que assenta tão rapidamente embora a gravidade na Lua seja um sexto da terrestre e, sobretudo, a vontade insaciável dos EUA em vencer a Rússia na Guerra Fria, são algumas das provas dos conspiradores. Muitas outras são apresentadas, como o facto de não haver uma única estrela - pode-se dizer que no cimo da Serra da Estrela se vêem milhões delas, na Lua onde não há atmosfera muito mais se veriam!

A morte de astronautas e inspectores, o desaparecimento de relatórios, etc. faz deste documentário algo interessante de se ver, quer acreditemos, quer não. E depois, em maré de paródia, nada como lembrar o vídeo dos Rammstein, Amerika. Quem quiser seguir carreira de conspirador, pode ainda começar pelo arquivo fotográfico da Apollo.

Sem comentários:

Enviar um comentário