2008-09-10

As 10 Coisas Mais Estúpidas na Informática

Quase nem nos apercebemos, mas a idiotice também existe no mundo da tecnologia. Tantos avanços se deram nos últimos anos para chegarmos a este ponto! O Windows Vista já resolve alguma dessa estupidez, mas a estupidez, a par do bom senso, é a coisa mais bem distribuída do mundo. Então vejamos alguns bons candidatos ao top estupidez na informática:

Estupidez 1: Baterias dos portáteis só aguentam 2 horas
Toda a gente precisa que um portátil aguente pelo menos 24 horas. Mas a tecnologia ainda não chegou nem a metade. Quase nem era preciso ter bateria mesmo - só que alguém lembrou-se que dava jeito também para fazer peso.

Estupidez 2: Arranque do sistema operativo dá tempo para ir à casa de banho
Nem a hibernação ajuda muito. Por norma um sistema operativo tem que arrancar e fazer a mesma coisa vez após vez antes de nos entregar o controlo das coisas. Ora, nesse aspecto quase nada mudou nos últimos 30 anos.

Estupidez 3: Sistema não sabe onde estamos a trabalhar
Se grava um documento numa pasta e abre outra aplicação para trabalhar no mesmo assunto, quando vai para gravar o seu computador manda-o para a pasta mais longe possível, às vezes deixando-o no meio dos próprios ficheiros do programa. Depois tem que andar a clicar à procura do sítio onde estava. Intuitivo, hein? Se há coisa que pouco evoluiu ao longo das décadas, é a caixa de diálogo para abrir e gravar documentos. Bastava indicar "É aqui que estou a trabalhar" para todas as aplicações saberem a quantas andam...

Estupidez 4: Pasta "Os Meus Documentos"
Os programadores e os "marketeiros" pensam que nós guardamos as nossas imagens todas numa pasta, que guardamos todas as músicas na pasta "As minhas músicas", etc. Só uma coisa lhes podemos chamar: INGÉNUOS!!! Os utilizadores fazem pastas para cada assunto, e arquivam as coisas juntas. Fará algum sentido ter os ficheiros do seu cliente espalhados em pastas de acordo com a definição técnica do seu conteúdo? Só mesmo os técnicos é que poderiam conceber tal coisa como "Os Meus Documentos"!!!

Estupidez 5: Menu Iniciar
Transformado em autêntica lixeira, o Menu Iniciar foi tomado de assalto pelos departamentos de marketing. Ou seja, se quiser encontrar o "Photoshop", tem que ir à pasta "Adobe" - tem alguma lógica?? É a estupidez no seu melhor!

Estupidez 6: Avisos do Java
Toda a gente sabe que Java é uma linguagem de programação. Mas trata-se da linguagem de programação mais irritante de todas! Faz questão em mostrar o seu ícone na barra de tarefas e em chatear o utilizador final vez após vez. Você já foi chateado pela Python ou pela Ruby? Olhe, meta-se com a Java que ela dá-lhe cabo do juízo.

Estupidez 7: Actualizações diárias
Com alguma dificuldade nos lembramos de um dia em que as chatinhas caixas de actualizações não aparecem. Ora é o Windows com a falha de segurança XPTO237623410231257, ou é a extensãozinha do Firefox, ou é o Avast a chatear, ou é a Adobe... (ou a chata da Java...), enfim, uma verdadeira feira popular de software a entrar e sair. Pois é preciso retomar o controlo do nosso computador, meus senhores - ele está cada vez menos nosso e faz cada vez mais coisas estúpidas.

Estupidez 8: Microsoft Word
É blasfémia dizer isto, mas haverá um dia em que teremos que aceitar a realidade: o Word é coisa do tempo das máquinas de escrever. Hoje em dia a necessidade de imprimir é, em muitos casos, reduzida em 90%. Há uma diferença muito grande entre trabalhar a apresentação de um texto para impressão e estruturar texto para uso no computador. É que, no Word, o seu texto, por mais alinhado que o coloque, não passa de esparquete digital. Aprenda programação e bases de dados a sério e compreendará o que lhe digo. Nesse dia vai parar de usar o Excel e o Word para fazer mailings.

Estupidez 9: Formatos incompatíveis
Aqui os candidatos à estupidez são os utilizadores finais. Quando aparece um novo formato - como o docx por exemplo - os utilizadores finais "comem-no de cebolada" e desatam a enviá-lo para os amigos e família. Mal sabem que estão a ser alimentados a ração para a engorda. Os gigantes do software fazem manobras porcas para conseguirem manter o "lock-in", ou seja prenderem o utilizador no aido da sua plataforma. Eles não querem saber de formatos universais como o SVG ou o PNG, nem de facilitar a vida às pessoas - só querem obrigá-las a comprar o seu sistema operativo ou a sua aplicação. Isto acontece ciclicamente há décadas. O velho truque continua, daí que temos centenas de formatos para fazer a mesma coisa. Será que isto tem lógica ou é absurdo? Tomai atenção, rebanhos inopinados: quando o absurdo vos aparece à frente, nada mais há do que uma lógica escondida que não é a vossa. Poupai as vossas caras de espanto e indignação!!!

Estupidez 10: Windows Vista - TOP ESTUPIDEZ 2008!
No top da estupidez vem o Windows Vista. É que aquilo é tão lento que você vai até à janela e fica a olhar para a "vista", daí o seu nome. Será que haverá algum Windows que deixe no prato alguma capacidade de processamento para se poder fazer alguma coisa com a maquineta ou agora o computador é para ser usado como aquário artificial? A Microsoft quis fazer a vontade aos barões do entretenimento, e o resultado cá está: computador lento e cheio de policiamento de conteúdos, e ainda por cima pagamos para nos vigiarem os mp3. Mais uma contra os utilizadores...

A "Estupidez" é a coisa mais omnipresente e omnipotente que existe no Universo. Estas foram apenas algumas boas candidatas aqui no nosso cantinho digital. Haverá mais e melhores. Voltaremos em breve para apresentar as 10 estupidezas do Software Livre, pois esse que tanto defendemos neste blog também não escapará por muito mais tempo ao nosso escárnio e maldizer! Bem haja...


Sem comentários:

Enviar um comentário