2008-09-14

As Outras 10 Coisas Mais Estúpidas da Informática

A estupidez na informática é tanta, que somos obrigados a ampliar a lista com mais 10 candidatos. Desta vez, damos destaque à EHA - "Estupidez Humana Aplicada", que por vezes se manifesta conjuntamente com a estupidez incorporada nos computadores fazendo um belo cocktail. Aqui vão:

Estupidez 11. Enviar textos Word por email
Você sabia que o seu leitor de email consegue criar texto formatado? Você escreve dois parágrafos no Word, com um bold e um itálico e depois vai enviar um email com o texto em anexo?!... Tenho pena de si!

Estupidez 12. Acrescentar www a todos os endereços web
As modas aparecem, as modas desaparecem. Mas esta veio para ficar. Quando diz o endereço web a alguém, magicamente a pessoa acrescenta-lhe um www à esquerda. Já é uma tradição... Pois já não bastava o "http://" que vem do tempo em que ninguém imaginava o big bang da informação. Em pleno Século XXI ainda há gente com a mania de alterar o endereço que lhes dizemos.

Estupidez 13: Endereços de email nos web sites
Os webdesigners e webmasters que colocam endereços de email em forma de texto nas páginas web deviam ser apanhados, despidos, metidos num barril de alcatrão e atirados para um monte de penas de pato. É evidente que o endereço vai ser colhido pelos "harvesters". Mais uma vez a estupidez encontra terreno fértil na Internet!

Estupidez 14: Copy-Paste
Agora somos nós que vamos ser crucificados, pois estamos a atacar uma das tradições mais cristalizadas dos sistemas informáticos! Copy-paste significa, com as devidas excepções, que a sua informação é um caos e que as suas aplicações não sabem funcionar em conjunto. Por isso você é uma espécie de estafeta que transporta dados de um lado para o outro. O resultado é espalhar cópias da mesma informação para utilização em aplicações diferentes. E ninguém diz nada sobre isso, só aqui mesmo no Tecnologa! Sim, estimado leitor, copy-paste é uma das principais características da Pré-História dos sistemas de informação...

Estupidez 15: Intros
No tempo em que as páginas eram estáticas e éramos obrigados a ter um "index.html" para abrir os sites, criavam-se umas idiotices chamadas "intros" que levavam um link para as páginas dinâmicas. Basicamente era colocar uma animação à entrada do site para chatear um bocado as pessoas que vinham para comprar alguma coisa e, ao mesmo tempo, ajudar a entreter os visitantes que estavam ali à espera da hora de levar a avó ao dentista e que nunca lhes passaria pela cabeça continuar para a segunda página. Assim eram os tempos em que, para fazer um site agradar, bastava colocar uma macaquice animada que nunca tivesse sido vista. As intros e os links "Skip Intro" estão mortos. Descansem em paz para toda a eternidade...

Estupidez 16: Vírus e anti-vírus
Pior que os vírus só mesmo os anti-vírus! Graças a Darwin que o povo usa Windows, pois assim o pessoal do Culto do Pinguim Sentado pode passar sem anti-vírus. É que os hackers das trevas preferem estudar ataques ao sistema que rende mais. Se quer segurança quase total, adopte um "Puppy Linux" a correr em CD - não há virus que viva durante muito tempo se o sistema reside num suporte só de leitura.

Estupidez 17: Enviar imagens por email embutidas no Word

Se alguém enviar fotos por email, logicamente devia enviar as fotos... Mas não, primeiro tem que as meter num documento do Word! Não há solução para isto - é aceitar as pessoas como são...

Estupidez 18: Usar uma régua para medir o tamanho de um site
Há gente que pega numa régua e mede o tamanho do site no ecrã. A esses, e aos que "ratam" o simbolo da empresa no site para mandar para a gráfica, deixo aqui as minhas condolências, pois já se encontram em estado de morte cerebral embora não o tenham notado.

Estupidez 19: Imprimir um texto para ler
O vício do papel não descola... "Preciso de imprimir para ler" - ainda se ouve em pleno Século XXI de algumas almas sem vida que ainda deambulam pelas catacumbas do passado. Depois, quem tiver que pegar no texto vai amolar-se a "batê-lo" outra vez ou a vasculhar o CD do Omnipage que veio com o scanner empoeirado encostado ao canto. Pois é: scanners, impressoras, escrever à mão para depois "bater" a computador, etc. é tudo para esquecer. Aprendamos a organizar a informação digital e a fazer cópias de segurança. O mundo agradece.

Estupidez 20: Multimedia e Edutenimento
Sim, descansem em paz... Multimedia foi um dos maiores fracassos dos anos 90, que o advento da web felizmente varreu impiedosamente. Basicamente queriam substituir os computadores por máquinas estúpidas que só deixavam consumir informação guardada em discos! Edutenimento foi outra estupidez com "E" grande: em vez de começarem a empreender desenvolvendo negócios e novas ideias, os alunos das universidades estavam a ser preparados para o facto de "nem todos poderem ter trabalho", por isso iriam passar o tempo em esquemas de educação com entretenimento - feitos parvos!...

Estimado leitor: esforçamo-nos por identificar as 20 pérolas mais bonitas, mas se acha que há melhores, é favor partilhá-las connosco - da maneira mais irónica e cínica que lhe for possível... Dentro em breve, e como anunciado, voltaremos com as 10 coisas mais estúpidas do software livre!

Sem comentários:

Enviar um comentário