2008-09-02

Google lança novo web browser


Este post acaba de ser escrito com o Chrome, o novo navegador web da Google!

Trata-se do web browser mais rápido e mais "clean" que já vi. Uma lufada de ar fresco, se virmos que ultimamente estava a desesperar pelo facto do software em geral continuar tão lento e complicado apesar do hardware ser cada vez mais potente e com mais capacidade. 

O desespero já era tão grande que comecei a adaptar o fantástico Puppy Linux, que corre todo na RAM e que permite "à distância de um clique" - para dizer o chavão do costume -, criar uma nova distribuição de Linux. 120 Megabytes é o espaço que ocupa todo o sistema com as aplicações instaladas.

Deste browser resta-me manifestar a preocupação com a minha eterna amada Privacidade cuja palavra, como sabemos, não está propriamente escrita na testa de todos os dirigentes da Google.

O futuro da Web
Será que a guerra é outra?

Apesar desta excelente novidade, a verdade é que o HTML continua a ser um formato cada vez mais velhinho e pouco se fala de alternativas a não ser o Silverlight da Microsoft.

O futuro da web, ou a "Silver Bullet" por assim dizer, pode passar simplesmente por se adicionar formulários e links ao SVG, pois já existem motores excelentes para renderizar o formato (Sodipodi/Inkscape mostram bem a extrema qualidade que uma página web poderia ter). Isto porque mais actualizações em cima do HTML é fazer remendos numa tecnologia que nunca se pensava chegar até cá.

Sem comentários:

Enviar um comentário