2008-12-07

Como programar jogos profissionais

Normalmente os jogos utilizam as mais rápidas e espectaculares tecnologias de software e hardware. Antigamente havia segredos técnicos guardados pelas produtoras, mas hoje em dia a web disponibiliza ferramentas que ajudam até o principiante a começar a programar e entrar no mundo dos jogos.

Há alguns anos que se tem desenvolvido o chamado mercado "Indie": equipas de duas ou três pessoas conseguem competir com as grandes produtoras. Mas a linguagem usada é C/C++, precisamente a mais difícil de aprender. Como obter os mesmos efeitos sem entrar na selva desta linguagem logo de início?

A indústria Indie utiliza duas principais ferramentas: o Torque Advance e o GameStudio. Este último é particularmente interessante pois oferece a linguagem Lite-C que permite obter o mesmo resultado, ou seja, ligar directamente ao sistema operativo para atingir os melhores efeitos e a maior velocidade.

O site deste produto mostra demos impressionantes do que é possivel fazer com relativa facilidade, sem retirar o poder da C/C++ para os programadores mais avançados.

7 comentários:

  1. POSTA ALGUMA COISA Q PRESTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. KRa pensei que vc fosse explicar como se programa um game, pow kra poste uma coisa que preste kra!!

    ResponderEliminar
  3. vc passou um programa muito promissor para começar a programar tudo de bom pra vc

    ResponderEliminar
  4. ignora esses lixos. seu post me foi muito útil!

    ResponderEliminar
  5. Agradeço muito isso me ajudou muito
    Eu programava em c++ mas não conseguia programar jogos sem milhares de linhas de codigos

    ResponderEliminar