2008-12-29

Configurar recepção de email no Windows Mail

Olá António.

Espero não te estar a chatear, mas estou a tentar configurar o Windows Mail do computador novo do meu Pai e não consigo estabelecer a ligação com o servidor. Sabes o que significa este erro?

"A ligação ao servidor falhou. Conta: 'Clix', Servidor: 'localhost', Protocolo: POP3, Porta: 110, Secure(SSL): Não, Erro de Socket: 10061, Número do Erro: 0x800CCC0E"

Copiei o que estava configurado no computador antigo para conta de correio do Outlook 2002 (POP3, SMPT, etc), mas não resultou.

Podes-me ajudar? Obrigada.

PS: Já instalei o Go-Oo e parece funcionar bem, além de que os ícones dos menus são mais visíveis (o que é importante para quem tem 80 anos!)

Resposta:

Super querida e estimada amiga das terras de Lisboa,

O email funciona com duas coisas totalmente separadas. Uma delas é o envio: o nosso PC contacta um servidor especializado em entrega de email que reside fisicamente no nosso operador de Internet e diz-lhe: «Olha pá, tenho aqui uma mensagem para entregares ao endereço tal.» E ele responde: «Então dá cá...». O nosso PC dá-lhe a mensagem e ele fica responsável pelo resto.

Outra coisa é a recepção: neste caso o nosso PC vai contactar um servidor que mantém contas de email (é como se contactasse a nossa estação de correio dos CTT com aquelas caixinhas dos apartados). Essa "estação de correios" encontra-se algures na Internet e, como sabes, tudo o que é acessível na Internet tem um endereço.

Ao configurarmos o Windows Mail, simplesmente dizemos-lhe: para obteres mensagens deste endereço de email, contacta o servidor tal, identifica-te com este nome de utilizador e esta password.

Tradicionalmente o contacto é feito pela porta 110 do servidor. O nosso PC e o servidor comunicam entre si através de um protocolo simples chamado POP3.

No teu caso, parece que o computador antigo tinha algum serviço anti-virus que funciona entre o leitor de correio e o servidor. O que se passa é que o PC está a tentar contactar um serviço de email que reside nele próprio ("local host") em vez de contactar o servidor directamente lá fora na Internet.

Vê bem nas instruções do operador qual é o servidor de recepção, será um endereço do género pop3.clix.pt e não "localhost".

Espero ter ajudado.
Beijinhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário