2009-01-14

Mono em grande velocidade

Basta ser patrocinado pela Novell, uma empresa amiga da Microsoft, para que o projecto Mono ande de vento em popa. Mono traz ao mundo Linux a plataforma .NET, muito por liderança de Miguel de Icaza, um programador mexicano fora de série, conhecido nos velhos tempos por ter trabalhado no kernel do Linux e criado o Midnight Commander, um clone exacto do saudoso Norton Commander.

Miguel de Icaza lançou o projecto Gnome com Federico Mena e a Ximian, uma empresa que anunciou que o .NET iria ser portado para Linux. Ximian viria a ser comprada pela Novell, onde Miguel se encontra num cargo de coordenação.

A comunidade dividiu-se: para uns, Miguel é um louco vendido às estratégias da Microsoft (muitos desses mesmos críticos programam em C++, outra linguagem fortemente patrocinada pela MS nos anos 80), para outros é uma pessoa que trouxe ar fresco ao mundo do Linux.

A verdade é uma: nunca foi tão fácil criar aplicações desktop em Linux como agora. Isto tudo é a propósito de ter queimado um "live cd" com openSUSE e as ferramentas Mono, que estou a experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário