2009-03-15

Porque é que a web foi criada?

Este artigo destaca as razões por detrás dos esforços de Tim Berners-Lee quando, em 1989, precisamente há 20 anos, desenvolveu uma proposta para criar a web. A rotação de pessoal no CERN estava a causar a perda de conhecimento valioso que ia embora junto com os donos dos respectivos cérebros! Trata-se do mesmo princípio da necessidade dos intra-blogs: registar o pensamento da organização, mantendo o conhecimento dentro desta e acelerando a integração de novos quadros, que acedem a essa informação histórica para se integrarem mais rapidamente nas suas tarefas.

"When two years is a typical length of stay, information is constantly being lost. The introduction of the new people demands a fair amount of their time and that of others before they have any idea of what goes on. The technical details of past projects are sometimes lost forever, or only recovered after a detective investigation in an emergency. Often, the information has been recorded, it just cannot be found."

A dura realidade é esta: a maioria das organizações é dirigida por gerações pré-web que não fazem a ideia de como gerir a informação no século XXI.

Sem comentários:

Enviar um comentário