2009-05-02

Futuro dos browsers web: SVG!

Várias vezes constatamos aqui que o futuro da web deve ser vectorial. A adopção do SVG/CSS como linguagens da web, substituíndo a velha (X)HTML, é uma prioridade total.

Mas parece que não somos os únicos a lamentar ter que converter layouts SVG em bitmaps para reconstruí-los aos pedaços numa página HTML ou ter que aderir ao Silverlight e perder a liberdade: uma pesquisa recente, reportada pelo Slashdot, diz que a wishlist de quem trabalha com a web é mesmo a adopção do SVG, e não a (quase) ridícula tag "canvas" que vem com o HTML5.

Os programadores web querem standards internacionais e ser livres de usar as suas ferramentas. Desta vez a lógica terá que entrar na cabeça dos senhores da Microsoft, que tudo têm feito para atrasar este processo. Mas até quando irão eles contra a vontade de toda a gente?

Se ainda tem dúvidas, sugiro que experimente o Inkscape, um software livre de desenho vectorial que utiliza o formato SVG e descubra que afinal, os freehand, illustrators e corels são muito menos intuitivos para web design. A ideia é mesmo usar o Inkscape para o desenho do layout e... click! - ter o layout web publicado apenas carregando num botão... sem a trapalhada do HTML.

Sem comentários:

Enviar um comentário