2009-10-09

Tem vírus!

O Carlos envia-me esta interessante mensagem que circula pela Internet. Alegadamente é um ótimo truque para impedir a propagação de email com vírus.

Tenho as minhas opiniões sobre isto, mas aqui fica a mensagem para vossa análise. Peço comentários!


«TRUQUE ANTIVÍRUS MUITO ÚTIL

Esta recomendação, recentemente divulgada, é de um Director Técnico da HP.

É um truque realmente engenhoso e de uma simplicidade gritante.

Quando um vírus entra no seu computador, ele se encaminha directamente ao seu livro de endereços, e envia-se para todos os endereços que ali encontra, infectando todos os seus contactos.

Então, adopte a seguinte técnica:

1- Abra a sua agenda de contactos e faça um 'click' em 'novo contacto', como se estivesse adicionando o e-mail de um amigo.

2- Na janela onde escreveria o nome do amigo, ponha 0000! (quatro zeros e uma exclamação - para ter certeza de que esse será o primeiro contacto da sua lista, o que pode não ocorrer se você colocar letras ou não puser a exclamação) .

3- Dê a ele o seguinte endereço de e-mail:   tem-virus@xyz .COM

RESULTADO :

O seu 'amigo' 0000! , com o endereço tem-virus@xyz.com , será o primeiro da sua agenda.

Portanto, será por ele que os vírus começarão a se encaminhar a todos os contactos relacionados em ordem alfabética na sua agenda.

Mas é óbvio que será impossível ao sistema entregar a mensagem do vírus no endereço criado.

E, quando a primeira tentativa falha (coisa que se sucederá por causa da falso endereço), o vírus não continua a se propagar, e os seus verdadeiros amigos não serão infectados.

Além disso, sabemos que à mensagem que não chega a um destinatário corresponde um aviso ao emitente dando-lhe conta desse fato. E, por isso, você receberá um aviso dizendo que sua mensagem para 0000! - com endereço tem-vìrus@xyz.com - não foi entregue... E você ficará sabendo que o seu computador TEM VÍRUS .

Se todos nós usarmos este sistema tão simples, os actuais vírus não poderão se propagar tão facilmente e o número de computadores infectados diminuirá drasticamente.

Pela facilidade de se fazer o procedimento acima, envie esta mensagem para o maior números de amigos que puder para que todos possam aprender e evitar os aborrecimentos actuais que enfrentamos quando acessamos a Internet .
»

Para abrir o apetite, basta dizer que o domínio xyz.com de facto existe, embora na aparência parece ser de alguém bem intencionado.

1 comentário:

  1. Algumas ideias soltas:

    1. É um truque interessante - que só se aplica provavelmente a quem usa email no Outlook ou Windows Live Mail - mas não me parece que funcione.

    Para funcionar, provavelmente o vírus teria que colocar esse primeiro endereço como destinatário da mensagem, o que não é garantido. O domínio xyz.com existe de facto e pode estar programado para receber todas as mensagens - na prática iria receber os emails de toda a gente para constituir uma gigantesca base de dados. Aparentemente o proprietário do domínio é uma pessoa bem intencionada.

    2. O vírus até pode estar programado de maneira a que, voluntaria ou involuntariamente, contorne esse truque - por exemplo, não usando os contactos por ordem alfabética.

    3. O "livro de endereços" deve ser o do Windows - só que há milhões de "livros de endereços". Quem tem o seu no Gmail, Hotmail, etc. não sofre o ataque. Antigamente os vírus conseguiam aceder ao livro de endereços do Windows, que não é mais do que um programa que guarda contactos. Hoje em dia isso não parece tão fácil.

    4. Aparentemente, este conselho nasceu na comunidade de língua portuguesa - ainda não encontrei referências disto em inglês.

    ResponderEliminar