2009-12-03

Assine a petição por António Tabucchi

Notícia do Ciência Hoje:

O presidente do Senado italiano, Renato Schifani, exige em tribunal ao escritor luso-italiano Antonio Tabucchi a quantia de 1,3 milhões de euros.


Em causa está um artigo publicado no jornal “L’Unitá”.

Ciência Hoje associa-se à petição lançada pelo jornal “Le Monde” testemunhando a solidariedade para com o escritor.


Assinar petição.


António Tabucchi questionou no artigo objecto da queixa apresentada em tribunal o passado e os negócios de uma das figuras mais próximas de Sílvio Berlusconi. O jornal francês “Le Monde” lançou uma petição internacional para protestar contra a intimidação que este processo representa.

António Tabucchi foi professor de literatura portuguesa na Universidade de Pisa sendo considerado um dos grandes especialistas em Fernando Pessoa. De entre as suas obras destacam-se «A cabeça perdida de Damasceno Monteiro», «Afirma Pereira», «A mulher de Porto Pim», «Requiem» e «Sonhos de sonhos.. »

Em 2001, António Tabucchi foi galardoado com o Prémio de Liberdade de Expressão Josep Maria Llado, em Espanha.

São muitos os escritores que já subscreveram a petição: os prémios Nobel José Saramago e Orhan Pamuk, Savater, Mário Claúdio, Semprun, José Eduardo Agualusa, Manuel Alegre, Lídia Jorge, Enrique Vila-Matas, António Lobo Antunes, Philip Roth e muitos outros escritores, cineastas, políticos, jornalistas e artistas plásticos.

As fortes ligações a Portugal explicarão que entre os milhares de assinaturas se encontrem tantos portugueses.



Leia e assine a petição.

As assinaturas recolhidas por Ciência Hoje serão enviadas para «Le Monde».

Sem comentários:

Enviar um comentário