2010-01-07

A revolução vectorial da web está a nascer

Há muito tempo que dizemos aqui no Tecnologa que o futuro da web é vectorial. As actuais páginas web já não fazem sentido e o trabalho dos webdesigners é tremendamente maçador ao terem que usar imagens bitmap partidas aos pedaços e integradas numa estrutura HTML/CSS.

Agora os maiores começam a admitir. A Google já percebeu recentemente e a eterna rival do desenvolvimento da web livre, a Microsoft, acaba de surpreender ao juntar-se ao SVG Working Group.

Com o beco onde que se meteu o XHTML, o HTML 5 está quase a sair e dá espaço total ao SVG, permitindo gráficos nas páginas web com uma qualidade nunca vista.

A jogada da Microsoft significa que ainda não desistiu da guerra dos browsers e que revela ambição relativamente ao IE.

Depois de tantos anos a tentar destruir os standards internacionais, a Microsoft usou o IE para impedir que outras empresas inovassem. Agora veste a pele de cordeiro, mas até quando?

Do consumidor só esperamos que continue no escuro, como sempre...

É ainda de referir o projecto SVG web, que visa através de uma biblioteca Javascript passar por cima do esparguete que as diferentes implementações de browsers nos habituaram. Com isto, o IE passa a suportar SVG.

Sem comentários:

Enviar um comentário