2010-02-07

Qual a melhor linguagem para aprender a programar?

[actualizado] Sem dúvida, acredito que a formação geral de qualquer pessoa só fica completa com a aprendizagem de duas ou três linguagens de programação.

Há muitas maneiras de começar a programar - cada qual pior do que a outra - e agora, ao rever um livro que ensina GNU Smalltalk, só confirmo uma ideia de que a maioria das linguagens tradicionais são constituídas por remendos em cima de remendos, misturas de filosofias e de paradigmas, hacks, etc. E eu que o diga pois sou também programador PHP.

Fogem a isto algumas como Python ou Ruby mas, para aprender, porque não ir direto à fonte?

Continuo a confirmar, no meu caso, que a melhor linguagem para compreender o mundo da programação é a visionária Smalltalk e que a melhor maneira de aprender é começar com um excelente manual como este, de Canol Gökel - Computer Programming using GNU Smalltalk [link actualizado para a versão final do livro].

Quando se aprende Smalltalk fica-se com uma forte sensação de teoria de conspiração: de que a tecnologia dos últimos 30 anos nos foi escondida por esquemas comerciais de grandes corporações, más administrações de grandes empresas e práticas comerciais que funcionaram contra o programador, ou simplesmente por falta de visão generalizada das pessoas. Se não foi assim, o resultado foi no entanto semelhante.

A implementação GNU da Smalltalk tem a vantagem de ser em linha de comandos, ou seja, para efeitos de aprendizagem inicial, fornece uma forma de focalização superior nas matérias que as interfaces gráficas por vezes impedem.

Sem comentários:

Enviar um comentário