2010-05-03

Ubuntu 10.04 LTS foi lançado


Dizem que tem um aspecto bonito e muito cuidado e já confirmei isso fazendo upgrade da minha instalação, que decorreu sem sobressaltos. Demora imenso tempo, no meu caso com mais de 2000 pacotes descarregados e uns 100 que foram eliminados. Ao longo da actualização vai perguntando se prefiro manter ficheiros de configuração antigos ou substituir por novos.

Depois tudo pareceu normal. O sistema continua leve e os novos temas oficiais Ambiance podem ser escolhidos no menu Sistema - Preferências - Aparência e são de extremo bom gosto.

O Ubuntu e o OSX parecem estar numa rota de aproximação, sabendo-se que boa parte do sistema por detrás partilha uma filosofia semelhante. Dado que a maioria das pessoas já vive online e usa cada vez menos os Office, em boa parte dos casos os PC já podem ter Ubuntu e esquecer o Windows.

Há uma coisa que adoro no GTK (GIMP Toolkit) usado no Ubuntu: os esforços são feitos para melhorar o que existe em vez de tentar fazer tudo de novo só por inovação. Então, a evolução que o utilizador faz é sempre suave, em vez de ter que estar sempre a aprender a fazer o mesmo. Sobre esta filosofia basta dizer que os utilizadores de Ubuntu não tiveram o choque sofrido por quem estava no Windows e saltou para o Vista.

Sem comentários:

Enviar um comentário