2010-07-14

Bitcoin: um sistema monetário universal

Mais cedo ou mais tarde ia acontecer... Bitcoin é uma tentativa séria de criar um sistema monetário seguro e descentralizado onde todo e qualquer intermediário, em especial as grandes instituições financeiras, fica de fora.

Trata-se de uma rede P2P com um sistema anti-fraude e o autor é Satoshi Nakamoto, que explica todo o funcionamento num documento técnico. O código é C++ e totalmente livre. Bitcoin já está no Facebook e Wikipedia e começam a existir pessoas e empresas a aceitar esta moeda universal como meio de troca.

Bitcoin é novidade e é uma experiência séria em fase de implementação. Se virá a ser uma moeda universalmente aceite, só o futuro dirá. Na pior das hipóteses servirá de base para outro sistema monetário que venha a ser considerado melhor.

O que está a acontecer neste momento é que este dinheiro está a ser gerado socialmente pelos participantes nos seus computadores, no fundo transformando os computadores dos participantes numa gigantesca máquina de processamento. Todas as pessoas podem descarregar e usar livremente o software, que é entregue com todo o código à vista.

Tal como acontece no Second Life, basta haver pessoas que aceitem o Bitcoin como meio de troca para todo o sistema funcionar, como aliás está a começar a acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário