2010-07-23

Preço do iPad

O preço do iPad está muito inflacionado! Isto partindo do princípio de que é possível produzir equipamentos semelhantes a uma fração do custo.

Segundo uma notícia da Globo, a Índia apresentou oficialmente um dispositivo alternativo que custa apenas 35 dólares. «O aparelho, um híbrido de computador portátil e PDA (computador de mão), conta com tela e teclado táteis, conexão Wi-Fi, uma entrada USB e uma bateria de dois watts, e é indicado para as áreas indianas que quase não contam com conexão elétrica (...) Com dimensões de 5x7x9 polegadas, o dispositivo funciona com o sistema Linux e conta com um navegador de internet, um leitor de PDF, dispositivos para videoconferência, open office, reprodutor multimídia e capacidade multi-tarefa, embora não tenha um disco rígido. »

E não é só este. Há potentes alternativas ao iPad com sistemas operativos livres que nos podem fazer pensar antes de comprar o dispendioso equipamento, como o Enso Zenpad, que tem o sistema Android, e o Joojoo Pad (Ubuntu), em fase de pré-encomenda. Isto além do Adam (Android, Ubuntu ou Chromium), que se espera a qualquer momento.


A onda do low resource

Além desta notícias dos tablets, notamos que a quantidade de kits PC a baixo custo está a disparar. Já temos uma quantidade enorme de aplicações para estas tecnologias standard ao preço da chuva. Um bom exemplo é o Askozia PBX, reportado no FLOSS Weekly.

Sem comentários:

Enviar um comentário