2011-12-14

Linux Mint e Ubuntu: remover todas as passwords

Instalei o Linux Mint e as primeiras impressões são muito boas. É uma variante mais clean do Ubuntu com ênfase na facilidade de uso e uma coisa que o Ubuntu tem esquecido: a estabilidade.

O primeiro obstáculo não tardou a aparecer e é o mesmo das restantes distribuições: o sistema pede-me a password de administrador DEZENAS de vezes por dia.

Li num fórum o desabafo de um utilizador, perante a quantidade de vezes que estas distribuições pedem password a um utilizador mais ativo:  «I am feeling like working with somebody others computer system».

Esqueçam a segurança. Num desktop doméstico ou de um profissional liberal faz todo o sentido não haver passwords porque se trata de um computador pessoal e não de empresa ou um computador de um campus universitário onde várias pessoas partilham a mesma máquina.

Aqui estão as dicas:

Abrir o terminal e fazer:

sudo visudo

Ao fim do ficheiro acrescentar:

nomedeutilizador ALL=NOPASSWD: ALL


(substitua nomedeutilizador pelo seu username)

Localizar a linha com %admin ALL=(ALL) ALL

E substituir por

%admin ALL=(ALL) NOPASSWD: ALL

E pronto. Pressione CTRL e X ao mesmo tempo, pressione Y para confirmar e ENTER para gravar e sair.
Há cerca de dois anos disse adeus ao Microsoft Windows e nunca mais voltei atrás. Desde então tenho visto as variantes Linux a evoluir espetacularmente, com alguns exageros pelo meio normalmente associados à pressa em distribuir versões novas.

Uso CentOS em servidor, Fedora no desktop de trabalho e agora o Mint no portátil. Fedora e Ubuntu são na minha opinião bastante equivalentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário