2011-12-31

Nasce a primeira escola de programação, o primeiro curso de linguagem Go, na cidade do Porto



Está em fase de lançamento a Lambda School - provavelmente a primeira escola de Portugal 100% especializada em linguagens artificiais, em particular linguagens de programação.

É provável também que seja a primeira escola do país a oferecer para toda a comunidade de língua portuguesa o primeiro curso online na novíssima e mais promissora linguagem da década, a linguagem Go criada na Google pelos veteranos do UNIX Rob Pike, Ken Thompson e Robert Griesemer, que desenharam muitas das características que o Linux atualmente tem através do projeto Plan 9 que produziu um sistema operativo avançado para suceder ao UNIX.

A escola tem características próprias, desde a forma de estar no mercado à forma como atua nas metodologias de ensino. É a primeira instância de uma Escola Ágil, um movimento que pretende centrar todo o ensino na qualidade da aprendizagem e recusar a burocracia.

A Lambda School tem uma filosofia de total prioridade à aprendizagem de tecnologia e não de aplicações de utilizador final. Ensinar tecnologia é dar controlo às pessoas.

A Escola Ágil recusa também aplicar técnicas de pedagogia em adultos, segundo este documento na web que serve um pouco de manifesto à causa.

A escola já tem três iniciativas de aprendizagem. Além do curso Go, há um PHP Coding Dojo, provavelmente também o primeiro do país, e um tutorial de MySQL para ensinar bases de dados a quem ainda chama base de dados a tabelas feitas no Excel!

Boa sorte, Lambda School!

Sem comentários:

Enviar um comentário