2012-01-24

Diferença entre designer gráfico e web designer

Na Internet tudo funciona como as especialidades médicas, mas o cliente raramente sabe.

Os clientes chamam "informáticos" a todas as imensas especialidades que trabalham na Internet sem perceber a diferença, e contratam pessoas e empresas "porque percebem mais do assunto".

Da mesma forma, os clientes chamam designer a tudo o que mexe com a parte visual, mas há uma diferença muito grande entre um designer gráfico e um web designer.

Um web designer pode ser designer gráfico, mas um designer gráfico puro não é certamente web designer.

E quando um designer gráfico habituado aos media de papel quer fazer web design... é desgraça pela certa!

Como se não bastasse, também existe uma diferença muito grande entre um designer de comunicação, um designer gráfico e um web designer.

É que um web designer, se não tiver apoio de um designer de comunicação, vai facilmente desenvolver um site fora da estratégia.

Um designer de comunicação cria formas interessantes, sempre diferentes e criativas, de chegar ao contacto com os destinatários da mensagem.

O problema é quando se parte para o design gráfico sem uma estratégia de comunicação e depois se parte para o web design ainda com menos estratégia. Por isso também é importante referir que existe uma diferença entre gestor/diretor/assessor de comunicação, designer de comunicação e web designer!

Um gestor, diretor ou assessor de comunicação garante que a estratégia de comunicação de uma instituição é realizada através dos vários meios/suportes. Faz a ponte entre a administração executiva e os técnicos.

Agora junte-se um designer gráfico que não percebe nada de web, um web designer que não percebe nada de estratégia e de gestão de comunicação e um gestor de comunicação que não percebe nada de nada?

Deixei-o confuso?

Em 2012 abundam projetos na web sem qualquer sentido nem rumo, que resultam em cicatrizes das feridas deixadas por quem se mete a fazer o que não sabe.

A responsabilidade desta situação é das imensas empresas de design, "informática" e comunicação que, ou não percebem nada de uma especialidade, ou não percebem nada de outra.

Frequentemente não percebem nada de várias. Bem vindo à selva!

1 comentário:

  1. Gostei muito da matéria, mas queria aprender mais e mais de como ser um Designer, queria conversar com pessoas que tivessem os mesmos interesses.

    ResponderEliminar