2012-01-12

Tor: Proteção da privacidade online

Enquanto os fanboys do Facebook vêem de forma estranha uma coisa chamada "privacidade", os partidários da liberdade acham que, pelo facto de não praticarem nada contra a lei, têm direito a ela, tanto mais que qualquer atividade ou comunicação online pode ser mal interpretada e trazer problemas.

Por exemplo, um investigador académico especializado em determinados crimes poderá ser importunado pelas autoridades por se tornar suspeito de os praticar.

Uma das coisas mais alarmantes é o facto de os novos utilizadores da Internet não terem a mais pequena noção e preocupação do valor imenso da privacidade. Eles dão os seus dados pessoais e rasto de atividade às grandes empresas sem qualquer consciência do que estão a fazer.

Negócios milionários são feitos com os nossos dados de atividade online, nas nossas costas.

A luta eterna pela liberdade contra o autoritarismo, radicalismo, corporatocracia  e fascismo, continua. No nosso arsenal temos o Tor, uma forma de navegar anonimamente.

Tor é uma rede aberta que permite evitar as redes de vigilância e espionagem. O Tor disponibiliza ainda um Live CD ou Live Pen, para que possa usar qualquer PC e estar na net de forma anónima.

Sem comentários:

Enviar um comentário