2012-04-10

FÁCIL: Como poupar energia elétrica enquanto usa o computador

Já era sabido que usar um PC portátil em vez de um Desktop é uma excelente forma de poupar nos custos de eletricidade. Isto porque um desktop gasta até 250 Watts e, se tiver uma placa gráfica potente, pode ir a mais de 300W. Enquanto isso um laptop gasta no máximo 80W.

Mas há um programa, Granola, que promete fazer poupar muita energia enquanto usa o seu computador, e sem quebra de performance.

Granola é um gestor inteligente de energia, que recorre à arquitetura dos processadores modernos. Os números que avança impressionam: poupanças de 15 a 35% de energia - não enquanto fomos tomar o café mas é mesmo enquanto estamos a usar o computador.

No meu Ubuntu foi fácil instalar. Descarreguei o script install.bash, fiz um chmod +x install.bash, e executei sudo bash ./install.bash. A partir daqui um apt-get update e apt-get install granola fez o resto.

Para dicas extremistas sobre como poupar eletricidade, incluíndo reduzir a potência contratada ao fornecedor de eletricidade, desligar totalmente o termoacumulador e o frigorífico (!!), o blog Viajante Invisível tem alguns conselhos típicos de um terrorista energético.

Sem comentários:

Enviar um comentário